Agendar primeira consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

A cirurgia bariátrica revisional pode ser recomendada para casos de reganho de peso após a cirurgia

A cirurgia bariátrica primária é um procedimento indicado para quem precisa tratar casos de obesidade moderada a grave. Ela pode ser realizada por diversas técnicas e o objetivo é reduzir a capacidade de ingestão, digestão ou absorção de alimentos. Porém, há alguns casos em que pode ser necessário que se realize uma cirurgia bariátrica revisional.

Cirurgia bariátrica revisional: como funciona?
Fonte: Shutterstock

O que é uma cirurgia bariátrica revisional?

Depois que um paciente passa por uma cirurgia bariátrica, pode ser necessário que o procedimento seja revisto, seja por conta de resultados que não foram alcançados ou devido a algumas complicações que podem aparecer. Nesses casos, ele deve ser submetido à chamada cirurgia bariátrica revisional.

Quando devo pensar em uma cirurgia bariátrica revisional?

Embora a cirurgia bariátrica revisional possa estar relacionada a cirurgias bariátricas mais antigas, há casos em que ela é necessária, como, por exemplo:

  • Reganho de peso após a cirurgia bariátrica;
  • Nos pacientes submetidos a uma alteração no comprimento intestinal, chamada de derivação jejunoileal, que causa, com frequência, quadros de diarreia crônica e problemas nutricionais graves;
  • Quando o paciente fez uma cirurgia de perda de peso pela técnica de gastroplastia com banda ou anel, apresentando erosão ou migração destes dispositivos, a cirurgia bariátrica revisional também pode ser indicada;
  • Quando houve uma falha na perda de peso, ou seja, o paciente não alcançou a meta ponderal desejada;
  • Quando a cirurgia bariátrica trouxe complicações e limitações importantes à qualidade de vida do paciente, como a presença de sintomas de refluxo gástrico e desconforto abdominal após a cirurgia, em casos de úlceras, oclusões intestinais, fístulas gastrogástricas ou diabetes.

Estima-se, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Metabólica e Bariátrica (SBCMB), que entre 5 e 8% das cirurgias bariátricas podem evoluir com reganho de peso ou algum outro tipo de falha, levando o paciente a necessitar de uma cirurgia bariátrica revisional. Ou seja, é a minoria dos pacientes submetidos a uma cirurgia de perda de peso que pode precisar fazer uma cirurgia bariátrica revisional.

Muitos desses problemas que levam à necessidade de uma cirurgia bariátrica revisional podem ser evitados quando se opta por fazer o procedimento com um médico especialista, que realizará a cirurgia com segurança e a técnica adequada.

Procedimentos feitos durante a cirurgia bariátrica revisional

cirurgia bariátrica revisional é, geralmente, mais complexa do que a operação inicial. Por isso, deve ser realizada por um profissional com experiência no procedimento.

Antes de se submeter à cirurgia bariátrica revisional, o paciente deve realizar alguns exames (laboratoriais, endoscópicos e raio-X), e passar por uma avaliação com uma equipe multidisciplinar, para que a cirurgia bariátrica revisional reverta os resultados que, de alguma maneira, prejudicaram o paciente, e melhore, assim, a sua qualidade de vida.

A cirurgia bariátrica revisional é um procedimento realizado de maneira minimamente invasiva. Nela, o especialista realiza pequenas incisões no abdômen do paciente, por onde serão inseridos os instrumentos cirúrgicos e uma cânula com uma microcâmera na ponta, que transmitirá ao médico imagens de alta resolução do abdômen, garantindo mais segurança na cirurgia.

O procedimento também pode ser realizado pela cirurgia robótica, que garante mais precisão e uma recuperação mais rápida do paciente, com menos dor no pós-operatório, menos risco de infecção, menor tempo de internação e menos sangramento.

Para a grande maioria dos pacientes, a opção de cirurgia bariátrica revisional padrão é converter uma operação realizada por uma técnica restritiva (como a gastrectomia vertical, o sleeve ou a banda gástrica) em uma das técnicas mais realizadas no Brasil, o bypass gástrico em Y-de-Roux.

Resultados esperados da cirurgia bariátrica revisional

O objetivo da cirurgia bariátrica revisional é proporcionar ao paciente uma melhor perda de peso a longo prazo e a resolução de complicações relacionadas ao procedimento primário.

Como é o pós-operatório?

A cirurgia bariátrica revisional costuma ser de rápida recuperação. Em geral, o paciente permanece internado de dois a três dias e os curativos são retirados após uma semana.

Atividades leves podem ser retomadas depois de 15 dias, enquanto as mais pesadas — como a prática de atividades físicas mais intensas — devem esperar cerca de 60 dias depois da cirurgia bariátrica revisional para serem reiniciadas.

O acompanhamento com o especialista para avaliação dos resultados, inicialmente, é mensal. Depois, as visitas ao médico podem ser realizadas trimestralmente, quando são realizados exames e é verificada a necessidade ou não de suplementação vitamínica.

A cirurgia bariátrica revisional, assim como a cirurgia primária de perda de peso, exige acompanhamento nutricional e uma adequação a uma nova dieta e estilo de vida.

Saiba mais sobre cirurgia bariátrica revisional entrando e agendando uma consulta.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica

Ministério da Saúde