Agendar primeira consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Popularmente chamada de bariátrica sem corte, a gastroplastia endoscópica é um procedimento minimamente invasivo para perda de peso

Destaque como um método de bariátrica sem corte, a gastroplastia endoscópica é um procedimento que visa reduzir o volume do estômago a partir da realização de suturas internas que são executadas por meio de uma endoscopia. Como consequência, o estômago do paciente fica com um formato tubular que comporta uma menor quantidade de alimentos e que se esvazia lentamente, levando à saciedade precoce e prolongada, junto de menor ingestão de comida.

O sistema de sutura endoscópica que permite realizar a bariátrica sem corte foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 2016, sendo atualmente uma importante forma de tratamento e controle da obesidade. O método auxilia diretamente no combate à obesidade, uma condição caracterizada pelo acúmulo de gordura corporal e diversas consequências graves à saúde do paciente.

Bariátrica sem corte: como funciona?
Fonte: Shutterstock

O que é a redução de estômago sem corte?

Denominada pela medicina como “gastroplastia endoscópica”, a bariátrica sem corte não é propriamente uma cirurgia, pois não envolve acesso percutâneo (os “cortes”) nem retirada de tecidos ou órgãos internos.

Sendo assim, é uma intervenção que consiste na realização de pontos na grande curvatura do estômago do paciente, fazendo com que o órgão fique com um formato tubular e espaço reduzido para receber os alimentos. Isso faz com que o indivíduo fique saciado com uma ingestão de menor volume alimentar, favorecendo a perda de peso.

Este procedimento também faz com que o esvaziamento gástrico seja mais lento. Isso significa que o alimento leva mais tempo para deixar o estômago e chegar ao intestino delgado, prolongando a sensação de saciedade promovida pela ingestão alimentar. Apesar disso, a intervenção não diminui a capacidade de o organismo absorver nutrientes e vitaminas.

Proporcionalmente à sua menor invasividade, a perda de peso média também é inferior à da cirurgia bariátrica do tipo sleeve ou Bypass Gástrico. Assim, é mais indicada para pacientes que apresentam obesidade leve e que não tiveram sucesso com tratamentos conservadores, ou para pacientes que recusam veementemente o tratamento cirúrgico tradicional.

Como é feita a bariátrica sem corte?

A bariátrica sem corte é uma intervenção minimamente invasiva que é realizada via transoral: com o paciente sob anestesia geral, o endoscopista introduz um tubo flexível pela boca do indivíduo, assim como acontece em um exame de endoscopia. Este dispositivo permite que o especialista suture o estômago do paciente com fios de polipropileno, que são inabsorvíveis, reduzindo assim o espaço destinado aos alimentos.

O procedimento não requer cortes, uma vez que é totalmente realizado via oral.

Tempo de duração do procedimento

O tempo médio para a realização da bariátrica sem corte é de aproximadamente 1 hora e meia, sendo que geralmente não há necessidade de internação hospitalar.

Exames pedidos para a realização do procedimento

Em geral, os cuidados pré-operatórios da bariátrica sem corte são muito semelhantes aos de qualquer outro método de redução de estômago, o que inclui principalmente a realização de exames complementares para que o paciente possa ser submetido à anestesia. Os principais exames solicitados são:

  • Eletrocardiograma;
  • Radiografia de tórax;
  • Ultrassom abdominal;
  • Estudo laboratorial completo;
  • Endoscopia digestiva alta.

Para quem a bariátrica sem corte é indicada?

A gastroplastia endoscópica é indicada para pacientes que:

  • Apresentam índice e massa corporal (IMC) acima de 30kg/m2;
  • São obesos mórbidos e, por algum motivo, não querem ou não podem realizar a cirurgia bariátrica;
  • Apresentam dificuldade para emagrecer, mesmo seguindo dietas adequadas, praticando atividades físicas regularmente e utilizando medicamentos com acompanhamento médico;
  • Já se submeteram a outros procedimentos (mesmo que dietas), sem alcançar o resultado esperado ou voltando a ganhar peso após um tempo;
  • Apresentam obesidade leve e não obtiveram sucesso com tratamentos conservadores.

Existem contraindicações para a bariátrica sem corte?

Assim como acontece com toda intervenção médica, a bariátrica sem corte é contraindicada para casos específicos. São eles:

  • Crianças com menos de 16 anos;
  • Gestantes e lactantes;
  • Dependentes químicos ou alcoólatras;
  • Pacientes que apresentam doenças inflamatórias no trato digestivo;
  • Indivíduos com doenças cardiorrespiratórias que impeçam a aplicação de anestesia geral;
  • Pacientes com doenças psiquiátricas graves;
  • Indivíduos com bulimia ou outros transtornos alimentares.

Benefícios da bariátrica sem cortes

A gastroplastia endoscópica, por ser uma bariátrica sem corte, oferece diversas vantagens ao paciente, tais como:

  • Bons resultados em curto prazo;
  • Poucos efeitos colaterais;
  • Rápida recuperação;
  • Procedimento seguro, minimamente invasivo e realizado de maneira rápida;
  • Prevenção e combate de doenças associadas à obesidade;
  • Promoção de melhor qualidade de vida e indução da adoção de um estilo de vida mais saudável;
  • Tratamento eficaz, trazendo um percentual satisfatório de perda de peso (média ao redor de 18-20%).

Cuidados com a bariátrica sem corte: como é o pós-operatório?

Após a realização de uma bariátrica sem corte, é necessário adotar alguns cuidados para garantir a recuperação adequada do organismo, tais como repousar pelo tempo indicado pelo médico, utilizar os medicamentos conforme orientação do especialista, evitar levantar peso e o consumo de bebidas alcoólicas por cerca de 3-4 semanas.

Seguir a dieta estipulada para o pós-operatório da gastroplastia endoscópica também é um dos cuidados essenciais do período pós-operatório, ajudando tanto na recuperação do organismo como na perda de peso inicial e adaptação dos hábitos alimentares. Nos primeiros dias, a dieta deve ser líquida, de modo a contribuir para o repouso gástrico e a adaptação do estômago para pequenos volumes alimentares.

Após este período inicial, é recomendada uma transição alimentar gradativa: primeiro são inseridos na dieta os alimentos pastosos e cremosos, passando gradualmente para uma alimentação saudável e nutritiva com comidas sólidas. Todo esse processo deve ser orientado por um nutricionista especializado em acompanhar pacientes bariátricos.

Qual médico realiza a bariátrica sem corte?

A bariátrica sem corte deve ser realizada por um médico endoscopista devidamente treinado para este tipo de procedimento. O ideal, portanto, é que este profissional seja especialista em endoscopia digestiva e tenha experiência em intervenções gástricas. Vale lembrar que o paciente submetido à bariátrica sem cortes também precisa ser acompanhado por uma equipe multidisciplinar, o que inclui nutricionista e psicólogo.

O Dr. Vitor Brunaldi é médico endoscopista especialista no controle de peso, no auxílio da promoção da saúde de maneira definitiva. Saiba mais sobre a bariátrica sem corte e outros procedimentos para o combate à obesidade entrando em contato conosco.

Fontes:

Dr. Vitor Brunaldi;

Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica;

Ministério da Saúde.